terça-feira, 24 de março de 2009

Março de 2009 - Milton Hatoum

O que é o texto?

O texto é uma construção de sentido formada pela participação do autor e do leitor numa atividade compartilhada.

Tradicionalmente, acreditava-se que a mensagem escrita tinha o sentido fixado para sempre pelo escritor, e que, ao leitor, cabia descobrir esse sentido pesquisando, seja no texto, na biografia do autor ou através do contexto histórico-cultural no qual a obra havia sido concebida. Segundo este critério, existiam leituras corretas ou incorretas em função do estabelecido pelo emissor.

Segundo o novo paradigma, o texto da escrita não é único, nem o sentido é prefixado pelo escritor. Pode-se considerar a escrita, na verdade, como uma forma vazia, carente de conteúdo, até o momento em que é lida e preenchida pela compreensão do leitor.

Por isso, é possível que haja tantas leituras de um mesmo texto, sem que nenhuma seja mais correta do que a outra. É possível, ainda, que uma mesma pessoa construa dois textos diferentes a partir de uma mesma obra, em dois momentos distintos da vida.


Reflexão:

A arte cria um mundo sobreposto geometricamente a este, sem se confundir com ele.

As pessoas comuns, grudadas à prosa da realidade, o desconhecem e, sem poder experimentar o poder catártico da arte, debatem-se no meio da escuridão em uma existência na qual não conseguem clarificar nem seu sentido nem seu destino.

Ao mesmo tempo, as pessoas tocadas pela liberação que o sentido estético provoca na vida podem achar que este mundo reduzido, que chamamos de realidade, seja intolerável.

Este mundo de fantasia - produto da atividade de poetas, pintores, músicos, escritores, artistas - que se sobrepõe ao cotidiano é como uma ilha de irrealidade rodeada por um mar de coisas e acontecimentos reais.

O artista é quem interpreta o invisível e quem vê o milagroso num mundo onde só imperam o cotidiano e o familiar.
Aula de Redação - Instituto Eduardo Mallea de Letras (Bs As).



Os que conseguiram vencer a tempestade que caía na noite de 17 de março!
(Não estão na foto Patricia, Eliane e Myriam)





Simone: Obrigada pelo carinho, pelo espaço e pela boa comida!


A revolução dos velhinhos na Ilha do Saber

Vivemos um encontro diferente e muito interessante, com a presença de nosso colega do Clube de Leitura, Dorival, desta vez como escritor.

Como sempre, houve quem tivesse gostado e quem não tivesse gostado tanto do livro, mas todos concordaram em que o tema central da história - a velhice - seja de grande importância na sociedade atual. A história se passa numa ilha onde as pessoas idosas são afastadas da sociedade. A trama central da novela é a revolução dos velhinhos que se opõem ao comitê que os governa e constroem uma nova sociedade.

[...] o Homem originário da Ilha do Saber receberá a morte com serenidade, com dignidade, cercado de carinho e muito amor. Ele deu o que recebeu. Fecha-se esse ciclo, inicia-se outro, mais outro...



Órfãos do Eldorado

Uma história que se desenrola no Amazonas do fim do século XIX e início do século XX, com mitos e lendas sobre a cidade perdida no fundo do rio. Uma novela curta com apenas 100 páginas. Quanto aos relatos no encontro, para alguns, a história transmitiu melancolia e está ligada às lendas e ao ritmo de Manaus do passado. Para outros, houve a percepção de um ritmo lento, assim como o personagem principal, Arminto Cordovil, de caráter triste e cinza. Para outros, ainda, o livro foi sentido como poético e verdadeiro.

O final aberto do livro gerou um interessante debate sobre a relação cheia de mistérios de Arminto e Dinaura.

[...] porque há um momento em que as histórias fazem parte da nossa vida.

Segue o link com uma entrevista muito boa de Milton Hatoum a respeito deste livro:



Finalmente, transcrevemos aqui o texto lido no encontro e retirado do livro de Daniel Pennac, Como um Romance:

DIREITOS DO LEITOR:
1.
O direito de não ler.
2. O direito de pular páginas.
3. O direito de não terminar um livro.
4. O direito de reler.
5. O direito de ler qualquer coisa.
6. O direito ao bovarismo.
7. O direito de ler em qualquer lugar.
8. O direito de ler uma frase aqui e outra ali.
9. O direito de ler em voz alta.
10. O
direito de calar.


Esperamos por todos vocês no dia 28 de abril.


Desta vez, com uma celebração especial

em comemoração ao aniversário de

6 meses do Nosso Clube de Leitura.



Gabriela e Andréa






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escriba su comentario, haga Click en NOME/URL (Nombre), detalle su nombre y gaha Click en PUBLICAR COMENTARIO.
Para deixar um comentário, após escrevê-lo, escolha a identidade NOME/URL, escreva seu nome e clique em PUBLICAR COMENTÁRIO.