quinta-feira, 1 de abril de 2010

Abril de 2010 - Pascal Mercier

Trem noturno para Lisboa

Tren nocturno a Lisboa


"Um deleite para a alma. Um dos melhores livros que li nos últimos tempos"

"Un deleite para el alma. Uno de los mejores libros que leí nos últimos tiempos"
Isabel Allende


Encuentro del 28 de abril
18º Encontro 
Nesse mês o clube de leitura comemora um ano e meio de encontros com 19 livros lidos em grupo!
Obrigada a todos os que fazem parte desse espaço tão querido.
Obrigada pelo intercâmbio e por tanto carinho.
¡Este mes el club de lectura cumple 1 año y medio de encuentros con 19 libros leídos en grupo!
Gracias a todos los que forman parte de este espacio tan querido. Gracias por el intercambio e por tanto cariño!
Andréa e Gabriela

Trem noturno para Lisboa é um romance magnífico, que através dos escritos filosóficos de Amadeu de Almeida Prado nos faz meditar sobre a vida, sobre nossas escolhas e sobre a influência que os outros exercem sobre nós.
O livro conta a história de Gregorius, um professor de línguas antigas que, por um conjunto de acasos, decide mudar sua vida aos 57 anos. Ele busca seu futuro em Lisboa aprendendo uma língua viva e acaba se descobrindo no passado de um escritor português.
Falamos sobre o discurso revolucionário de Amadeus na escola: “Reverência e aversão perante a palavra de Deus.” Achamos o texto um produto de uma mente prodigiosa.
Também lemos o texto “Palavras traiçoeiras”, Capítulo 40: “Quando falamos de nos próprios, sobre os outros ou simplesmente sobre coisas, o que pretendemos é — poderíamos dizer — nos revelar através de nossas palavras: Queremos dar a conhecer o que pensamos e sentimos. Permitimos que os outros lancem um olhar para dentro de nossa alma. (We give them a piece of our mind).”
Falamos sobre o triste relacionamento entre Amadeu e seu pai juiz e sobre as cartas que eles se escreveram. Também sobre a forte influência da mãe em seu destino. Falamos de todas as mulheres do livro: Adriana, Fátima, Estefânia, Maria João, Melody, Mariana Eça, Florence, Natalie...
Conversamos sobre a ditadura de Salazar, o campo de concentração de Tarrafal, sobre João Eça e as marcas da tortura em suas mãos. Também do episódio em que Amadeu salva a vida do carniceiro de Lisboa, Mendes. Da amizade que tinha com O´Kelly.
Gostamos muito do texto de Amadeu: VIVO EM MIM PRÓPRIO COMO NUM TREM EM MOVIMENTO:
“[...] Adoro túneis. Eles são para mim, a imagem da esperança: em algum momento tudo voltará a ficar claro. Caso não seja noite. Às vezes recebo visitas no compartimento. Não sei como isto é possível, com a porta trancada e selada, mas acontece. Geralmente esta visita vem num momento impróprio. São pessoas do presente e do passado. Vem e vão, conforme querem, não têm respeito e me incomodam. Preciso falar com elas. É tudo provisório, descomprometido, voltado ao esquecimento, conversas de trem. Alguns visitantes desaparecem sem deixar rastro. Outros deixam rastros pegajosos e fétidos, não adianta arejar. Nestas horas quero arrancar todo o mobiliário do compartimento para trocar por um novo. A viagem é comprida. Há dias em que desejo que seja infinita. São dias invulgares, preciosos. Há outros em que fico aliviado por saber que haverá um ultimo túnel em que o trem parará para sempre.”

Terá sido Estefânia a última oportunidade de Amadeu de
viver de acordo com os seus próprios desejos?
Por que não conseguiu, apesar de sua mente tão brilhante, viver a vida que o faria feliz?
Quão forte será o legado de nossa educação
e a influência de nossos pais?
Como continuará a vida de Gregorious?

Gostamos muito desse romance e imaginamos diferentes finais
para a vida de Gregorius, Mundus, Papyro...

Tren nocturno a Lisboa es una novela magnífica, que a través de los textos filosóficos de Amadeu de Almeida Prado, nos hace meditar sobre la vida, nuestras elecciones y la influencia que los demás tienen sobre nosotros.

El libro cuenta la historia de Gregorius, un profesor de lenguas antiguas, que por un conjunto de acasos decide mudar su vida a los 57 años de edad. El busca su futuro en Lisboa aprendiendo una lengua viva y acaba descubriéndose en el pasado de un escritor portugués.
Hablamos sobre el discurso revolucionario de Amadeu en el colegio: “Reverencia y aversión ante la palabra de Dios”. Dijimos que sólo una mente prodigiosa podría escribirlo.
También leímos El texto “Palabras traicioneras” del capítulo 40: “Cuando hablamos de nosotros mismos, de los demás o de simplemente otras cosas, lo que pretendemos es, podríamos decir, revelarnos a través de nuestras palabras: Queremos dar a conocer lo que pensamos y sentimos. Permitimos que los otros miren para dentro de nuestra alma. (We give them a piece of our mind). ”
Hablamos de la triste relación entre Amadeu y su padre, juez, y de las cartas que ellos se escribieron. También de la fuerte influencia de la madre en su destino. Hablamos de todas las mujeres del libro: Adriana, Fátima, Estefânia, Maria João, Melody, Mariana Eça, Florence, Nataly...
Conversamos sobre la dictadura de Salazar, el campo de concentración de Tarrafal, de João Eça, y de las marcas en sus manos torturadas. También del episodio en que Amadeu salva la vida del carnicero de Lisboa, Mendes. De la amistad que tenía con O Kelly.
Nos encantó el texto de Amadeu: VIVO EN MI MISMO COMO EN UN TREN EN MOVIMIENTO:
“[...] Adoro túneles. Ellos son para mí, la imagen de la esperanza: en algún momento todo volverá a ser claro. Cuando no sea de noche. A veces recibo visitas en el compartimiento. No sé cómo esto es posible, con la puerta trancada y sellada, pero sucede. Generalmente esta visita viene en un momento inapropiado. Son personas del presente y del pasado. Vienen y van, conforme quieren, no tienen respeto y me incomodan. Preciso hablar con ellas. Es todo provisorio, descomprometido, dejado al olvido, conversaciones de tren. Algunos visitantes desaparecen sin dejar rastro. Otros dejan rastros pegajosos y podridos, no sirve de nada airear. En estas horas quiero arrancar todo el mobiliario del compartimiento para cambiarlo por uno nuevo. El viaje es largo. Hay días en que deseo que sea infinito. Son días vulgares, preciosos. Hay otros en los que me siento aliviado por saber que habrá un último túnel en que el tren parará para siempre.”

¿Fue Estefânia, la última oportunidad de Amadeu para vivir de acuerdo a sus deseos?
¿Por qué no logró, con su mente brillante, vivir la vida que lo haría feliz?
¿Qué tan fuerte es el legado de nuestra educación y la influencia de nuestros padres en nuestra vida?
¿Cómo continuará la vida de Gregorius?

Nos encantó esta novela e imaginamos diferentes finales para la vida de Gregorius, Mundus, Papiro.

Frases do livro:
“Força-te, força-te a vontade e violenta-te, alma minha; mais tarde, porém, já não terás tempo para te assumires e respeitares. Porque de uma vida apenas, de uma única dispõe o homem. E se para ti esta já quase se esgotou , nela não soubeste ter por ti respeito, tendo agido como se a tua felicidade fosse a dos outros... Aqueles, porém, que não atendem com atenção os impulsos da própria alma são necessariamente infelizes.” Marco Aurelio.
“Maltrátate en silencio, peca contra ti misma y violéntate, alma mía; pero luego ya no tendrás más tiempo de cuidarte y de respetarte. Pues cada uno tiene sólo una vida, una sola. La tuya ya ha casi transcurrido y no has prestado atención alguna a ti misma, sino que has actuado como si tu felicidad dependiera de las otras almas… Aquellos, empero, que no siguen con atención los impulsos de la propia alma serán necesariamente desgraciados.” Marco Aurelio (Capítulo 3)

“As vezes, temos medo de uma coisa apenas porque temos medo de outra”. 

Marco Aurelio (Capítulo 3)

“A veces tenemos miedo de una cosa apenas porque tenemos miedo de outra” (Capítulo 6)

“O verdadeiro encenador da nossa vida é o acaso— um encenador cheio de crueldade, misericórdia e encanto cativante.”
“El verdadero director de escena de nuestra vida es el acaso —un director de escena lleno de crueldad, misericordia y encanto cautivante.” (Capítulo 11)

“A vida não é aquilo que vivemos, é aquilo que imaginamos viver.”
“La vida no es aquello que vivimos, es aquello que imaginamos vivir.” (Capítulo 22)

“As pessoas não suportam o silêncio, isso significaria que elas teriam de se suportar a si próprias”
“Las personas no soportan el silencio, eso significaría que ellas tendrían que soportarse a sí mismas” (Capítulo22)

“Alguém que realmente quer conhecer a si mesmo deveria ser um colecionador obcecado e fanático de desilusões, e a procura de experiências decepcionantes deveria ser, para ele, como um vício, na verdade como um vício dominante na sua vida, pois então ele compreenderia, com toda a clareza, que a desilusão não é um veneno quente e destruidor, e sim um bálsamo refrescante e tranqüilizante que nos abre os olhos para os verdadeiros contornos sobre nos mesmos.”
“Alguien que realmente quiera conocerse a sí mismo debería ser un coleccionador obcecado y fanático de desilusiones, y la búsqueda de experiencias decepcionantes debería ser, para él, como un vicio, en verdad como un vicio dominante en su vida, pues entonces él comprendería, con toda claridad que la desilusión no es un veneno caliente y destructivo, y sí un bálsamo refrescante y tranquilizante que nos abre los ojos para los verdaderos contornos sobre nosotros mismos.” (Capítulo 23)

“Quando deixamos determinado lugar, deixamos para trás um pedaço de nós, permanecemos lá, apesar de partirmos. E há coisas em nós que só podemos recuperar se voltamos para lá.”
“Cuando dejamos determinado lugar, dejamos para atrás un pedazo de nosotros, permanecemos allá, a pesar de haber partido. Y hay cosas en nosotros que sólo podemos recuperar si volvemos allá.” (Capítulo 24)

“Estremeço só de pensar na força não intencional e desconhecida, porém inexorável e inevitável, com que os pais deixam marcas nos seus filhos, as quais, como marcas de queimadura, nunca mais poderão ser eliminadas. “

“Me estremezo sólo de pensar en la fuerza no intencional y desconocida, sin embargo inexorable e inevitable, con que los padres dejan marcas en sus hijos, las cuales, como quemaduras, nunca más podrán ser eliminadas.” (Capítulo 29)

Pascal Mercier - Peter Bieri

   Pascal Mercier é o pseudônimo literário do filósofo Peter Bieri. Nasceu em Berna em 1944 e até recentemente foi professor de Filosofia na Universidade de Berlim.
   Trem Noturno a Lisboa, seu terceiro romance, vendeu em todo o mundo mais de 2.000.000 de exemplares desde que foi publicado em 2004 na Alemanha, onde ficou três anos na lista dos mais vendidos. O sucesso foi tanto que transformou o título do livro em uma expressão idiomática, usada para se referir a alguém que pretende mudar de vida.

   Pascal Mercier es el pseudónimo literario del filósofo Peter Bieri. Nació en Berna en 1944 y hasta hace poco tiempo fue profesor de Filosofía en la Universidad de Berlín.
   Tren Nocturno a Lisboa, su tercera novela, vendió más de 2.000.000 de ejemplares en todo el mundo, desde que fue publicado en el año 2004 en Alemania, donde permaneció tres años en la lista de los más vendidos. El éxito fue tal que el título del libro se transformó en una expresión idiomática usada para referirse a alguien que pretende mudar de vida.

__________________________________________________

Notícias do mês 

A 36° Feria do livro de Buenos Aires abriu suas portas, de 22 de abril até 10 de maio, comemorando o bicentenário da cidade. Considerada a maior feira desse tipo no mundo de língua espanhola, é um dos eventos culturais e editoriais mais importantes da América Latina. Autores, editores, livreiros, distribuidores, educadores, bibliotecários, pesquisadores e mais de 1.200.000 leitores de todo o mundo visitam a Feira do livro de Buenos Aires. http://www.el-libro.org.ar/

La 36° Feria del Libro de Buenos Aires, abrió sus puertas del 22 de abril al 10 de mayo, celebrando el bicentenario de la ciudad. Considerada la feria más grande de su tipo en el mundo de habla hispana, es uno de los eventos culturales y editoriales más importantes de Latinoamérica. Autores, editores, libreros, distribuidores, educadores, bibliotecarios, científicos y más de 1.200.000 lectores de todo el mundo visitan la Feria del libro Buenos Aires.
Para más información sobre las actividades culturales: http://www.el-libro.org.ar/
No se la pierdan!!!

O 2 de abril é o Dia internacional do livro infantil. Foi criado em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen e é comemorado na data de seu nascimento, em virtude das inúmeras histórias criadas por ele como: “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia” e “As Roupas Novas do Imperador”.
A data é conhecida mundialmente e são organizados diversos eventos para despertar nas crianças o gosto pela leitura.
No Brasil, o dia 18 de abril foi instituído como o Dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura. Para mais informação sobre Monteiro Lobato e para conhecer sua contribuição ao mundo da literatura, acesse:
Aproveitemos esta semana para ler contos a nossas crianças!

El 2 de abril se celebra el Día Internacional del libro infantil y juvenil. Fue creado en homenaje al escritor dinamarqués Hans Christian Andersen y es celebrado el día de su nacimiento. Sus cuentos más conocidos son: El patito feo, El soldadito de plomo, La sirenita, Las ropas nuevas del emperador, entre otros.
Esta fecha es conocida mundialmente y son organizados innumerables eventos para despertar en los niños el amor por la lectura.

El 18 de abril se celebra en Brasil el Día de la literartura infantil en homenaje al escritor Monteiro Lobato
"Un país se hace con hombres y con libros". Esta frase suya demuestra la importancia que le daba a la lectura. Para más información sobre Moteiro Lobato y conocer su contribución en el mundo literario, haga click aquí:
http://acervomonteirolobato.blogspot.com/
Aprovechemos esta semana para leer cuentos a nuestros niños!

___________________________

Em maio:

O Fio da Navalha

Para mayo el libro votado fue:

El filo de la navaja

de William Somerset Maugham
___________________________

FERNANDO PESSOA 
(1888 – 1916)

Cancioneiro
NOTA PRELIMINAR
Princípios:

1 – Em todo o momento de atividade mental acontece em nós um duplo fenômeno de percepção: ao mesmo tempo que temos consciência dum estado de alma, temos diante de nós, impressionando-nos os sentidos que estão virados para o exterior, uma paisagem qualquer, entendendo por paisagem, para conveniência de frases, tudo o que forma o mundo exterior num determinado momento da nossa percepção.

2 – Todo o estado de alma é uma paisagem. Isto é, todo estado de alma é não só representável por uma paisagem, mas verdadeiramente uma paisagem. Há em nós um espaço interior onde a matéria da nossa vida física se agita. Assim uma tristeza é um lago morto dentro de nós, uma alegria um dia de sol no nosso espírito. E – mesmo que se não queira admitir que todo o estado de alma é uma paisagem – pode ao menos admitir-se que todo o estado de alma se pode representar por uma paisagem. Se eu disser “Há sol nos meus pensamentos”, ninguém compreenderá que os meus pensamentos estão tristes.

3 – Assim tendo nós, ao mesmo tempo, consciência do exterior e do nosso espírito, e sendo o nosso espirito uma paisagem, temos ao mesmo tempo consciência de duas paisagens. Ora essas paisagens fundem-se, interpenetram-se, de modo que o nosso estado de alma, seja ele qual for, sofre um pouco da paisagem que estamos vendo – num dia de sol uma alma triste não pode estar tão triste como num dia de chuva – e, também, a paisagem exterior sofre do nosso estado de alma – é de todos os tempos dizer-se, sobretudo em verso, coisas como que “na ausência da amada o sol não brilha”, e outras coisas assim. De maneira que a arte que queira representar bem a realidade terá de a dar através duma representação simultânea da paisagem interior e da paisagem exterior. Resulta que terá de tentar dar uma intersecção de duas paisagens. Tem de ser duas paisagens, mas pode ser – não se querendo admitir que um estado de alma é uma paisagem – que se queira simplesmente interseccionar um estado de alma (puro e simples sentimento) com a paisagem exterior. [...]

15 comentários:

  1. Comecei a leitura, e já está difícil de largar. O texto é uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Andre: Eu ainda nem abri o livro deste mes!!!
    Vai ser uma verdadeira maratona de leitura para a semana proxima!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Também começei a ler faz pouco tempo, mas já estou gostando!
    Até quarta!

    ResponderExcluir
  4. Olá Regina: Me faltam ler 240 paginas!!! Ate quarta!!!Gaby =)

    ResponderExcluir
  5. O encontro e hoje e ainda preciso acabar o livro. Falta pouco. Mas acho a historia e sua leitura tão cativante, que nos ultimos 5 dias li a maior parte de ele. Muito bom. A gente se ve a noite.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente outra vez nåo vou poder comparecer tenho um compromisso com meu marido ,amei o livro ,achei muito engraçado no começo depois ele fica um pouco mais pesado denso ,na pag. 397 tem uma parte que me fez me lembrar de alguns sentimentos que as vezes acontece comigo;
    Quando os outros nos levam a nos irritarmos com eles - com a sua insolencia,injustiça,falta de escrupulos-,oque acontece é que exercem poder sobre nos,crescem dentro de nos devorando-nos a alma,pois a irritaçåo é como um veneno ardente que destroi todos os sentimentos brandos , nobres e equilibrados e nos rouba o sono.Insones ,acendemos a luz e nos irritamos com a irritaçåo que se instalou dentro de nøs como umparasita danoso que suga e nos rouba as forças.Nåo ficamos apenas furioso com o dano em si , mas tambem pelo fato de ele se desenvolver automaticamente dentro de nos , pois enquato nos sentamos a beira da cama , as temporas latejante , o distante causador de tanta irritaçåo fica incølume ao poder destrutivo da irritaçåo cuja vîtima somos nos .

    Bjs amei que pena nåo poder estar com voces, mais ja estou comprando o fio da navalha que li a 30 anos atras e nao gostei muito, vamos ver agora saudades

    Patricia Vaz

    ResponderExcluir
  7. Lydia:
    Yo tuve que leer hasta la madrugada para poder terminarlo a tiempo!! A mí también me gustó mucho. Tengo todo el libro marcado de amarillo, con innumerables frases de Amadeu Almeida Prado que me parecieron brillantes.
    Gracias por tu comentario!
    Un abrazo!!
    Gabriela =)

    ResponderExcluir
  8. Olá Patricia:
    A gente sentiu muitas saudades de você!
    Andréa levou um print do email com seu comentário do livro e leu para todo o grupo antes de finalizar as conversas.
    "...A irritaçåo é como um veneno ardente que destroi todos os sentimentos brandos , nobres e equilibrados e nos rouba o sono..."
    Tao certo tudo o que escreveu o Amadeu sobre a vida e os homens, ne?
    Obrigada por seu comentário!

    E tomara que desfrute do proximo livro: Ao fio da Navalha! Eu também o li quando tinha 15 anos num instituto de inglês, mas nem consigo me lembrar da historia! Já!
    Um abraço,
    Gabriela

    ResponderExcluir
  9. Alô pessoal!
    Participo de um clube de leitura em Campinas e ontem tivemos a reunião sobre exatamente esse livro. As reflexões do Amadeu mexeram muito com as pessoas e os trecho do discurso e da analogia do trem são grandes destaques.
    A portuguesa misterios representaria uma projeção da alma (anima) do Gregorius e o Amadeu o si-mesmo, em busca do qual ele parte largando sua vida rotineira e bem organizadinha? O tom profético dos textos do Amadeu e o próprio nome indicariam isso.
    E o misterioso número de telefone, que ele anota mas não faz a ligação e não deixa fazer?
    O livro trata muito do problema da linguagem e da tradução. O Gregorius mora num país onde se falam quatro línguas e é um professor de línguas mortas.
    O que representa Isfahan? Seria o erotismo juvenil que no Gregorius maduro se encontra reprimido?

    ResponderExcluir
  10. Olá, Durval.

    É muito bom conhecer mais gente também envolvida em clubes de leitura.
    Gostei de ver seu blog, muito interessante: http://cadernododurval.blogspot.com/

    Quanto ao 'Trem noturno para Lisboa', ele é mais do que um livro em outro livro. Permite muitas leituras. No encontro do Nosso Clube de Leitura, deu para sentir como ele teve um significado diferente para cada participante.

    Para mim, o enigma da portuguesa misteriosa faz com que Gregorius continue sua aventura. Encontrá-la não é mais o que importa. Ele passa a ser movido pela incógnita, pela eterna busca.
    ...E não somos todos?

    Mantenha contato, Durval.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Durval:
    Penso que o telefone e a portuguesa são elementos que fazem o Gregorius abrir os olhos e parar para pensar o que ele quer da vida dele. Às vezes sinto que a rotina e as obrigações nos fazem agir como robôs. E é difícil nos deter uns minutos para pensar o que nos faz felizes ou para onde queremos direcionar a nossa vida.
    Isfaham, acho que seria um exemplo de essas coisas ou sonhos que se nos apresentam na vida e que se não os vivenciamos, vão ficar sempre no nosso coração como algo pendente ou como uma duvida sobre qual rumo houvesse tomado nosso destino se houvéssemos girado para aquele lugar naquele momento.
    Fique em contato com a gente! Muito interessante seu blog! Obrigada por seus ocmentarios.
    Um abraço!
    Gabriela =)

    ResponderExcluir
  12. Andréa e Gabriela
    O blog e o clube do livro de vocês são formidáveis. Parabéns. Vou continuar visitando e comentando.
    Abraços
    Durval

    ResponderExcluir
  13. Andréa e Gabriela,

    Amei "trem noturno para Lisboa"! Confesso q demorei um pouco p terminar, mas é uma viagem maravilhosa que o escritor nos convida a fazer. Eu aceitei o convite e embarquei. Obrigada pela sugestão e pelo empréstimo!!!!

    Grande abraço a todos do grupo!

    Rosangela Fernandes

    ResponderExcluir
  14. "PROFUNDEZAS INCERTAS. Haveria um mistério sob a superfície da atividade humana? Ou seriam as pessoas exatamente como se revelam através de suas ações explícitas? Pode parecer estranho, mas dentro de mim a resposta se alterna conforme a luz que recai sobre a cidade e o Tejo." (Trem Noturno para Lisboa, Pascal Mercier. Páginas 31 e 32.)

    ResponderExcluir
  15. Alê,
    frases profundas o livro traz, não?
    Lembrei de uma frase de Clarice Lispector, para compor com a sua citação:

    "a única verdade é que vivo.
    Sinceramente, eu vivo.
    Quem sou?
    Bem, isso já é demais...."

    Beijo,
    Andréa

    ResponderExcluir

Escriba su comentario, haga Click en NOME/URL (Nombre), detalle su nombre y gaha Click en PUBLICAR COMENTARIO.
Para deixar um comentário, após escrevê-lo, escolha a identidade NOME/URL, escreva seu nome e clique em PUBLICAR COMENTÁRIO.