terça-feira, 24 de março de 2009

Março de 2009 - Milton Hatoum

O que é o texto?

O texto é uma construção de sentido formada pela participação do autor e do leitor numa atividade compartilhada.

Tradicionalmente, acreditava-se que a mensagem escrita tinha o sentido fixado para sempre pelo escritor, e que, ao leitor, cabia descobrir esse sentido pesquisando, seja no texto, na biografia do autor ou através do contexto histórico-cultural no qual a obra havia sido concebida. Segundo este critério, existiam leituras corretas ou incorretas em função do estabelecido pelo emissor.

Segundo o novo paradigma, o texto da escrita não é único, nem o sentido é prefixado pelo escritor. Pode-se considerar a escrita, na verdade, como uma forma vazia, carente de conteúdo, até o momento em que é lida e preenchida pela compreensão do leitor.

Por isso, é possível que haja tantas leituras de um mesmo texto, sem que nenhuma seja mais correta do que a outra. É possível, ainda, que uma mesma pessoa construa dois textos diferentes a partir de uma mesma obra, em dois momentos distintos da vida.


Reflexão:

A arte cria um mundo sobreposto geometricamente a este, sem se confundir com ele.

As pessoas comuns, grudadas à prosa da realidade, o desconhecem e, sem poder experimentar o poder catártico da arte, debatem-se no meio da escuridão em uma existência na qual não conseguem clarificar nem seu sentido nem seu destino.

Ao mesmo tempo, as pessoas tocadas pela liberação que o sentido estético provoca na vida podem achar que este mundo reduzido, que chamamos de realidade, seja intolerável.

Este mundo de fantasia - produto da atividade de poetas, pintores, músicos, escritores, artistas - que se sobrepõe ao cotidiano é como uma ilha de irrealidade rodeada por um mar de coisas e acontecimentos reais.

O artista é quem interpreta o invisível e quem vê o milagroso num mundo onde só imperam o cotidiano e o familiar.
Aula de Redação - Instituto Eduardo Mallea de Letras (Bs As).



Os que conseguiram vencer a tempestade que caía na noite de 17 de março!
(Não estão na foto Patricia, Eliane e Myriam)





Simone: Obrigada pelo carinho, pelo espaço e pela boa comida!


A revolução dos velhinhos na Ilha do Saber

Vivemos um encontro diferente e muito interessante, com a presença de nosso colega do Clube de Leitura, Dorival, desta vez como escritor.

Como sempre, houve quem tivesse gostado e quem não tivesse gostado tanto do livro, mas todos concordaram em que o tema central da história - a velhice - seja de grande importância na sociedade atual. A história se passa numa ilha onde as pessoas idosas são afastadas da sociedade. A trama central da novela é a revolução dos velhinhos que se opõem ao comitê que os governa e constroem uma nova sociedade.

[...] o Homem originário da Ilha do Saber receberá a morte com serenidade, com dignidade, cercado de carinho e muito amor. Ele deu o que recebeu. Fecha-se esse ciclo, inicia-se outro, mais outro...



Órfãos do Eldorado

Uma história que se desenrola no Amazonas do fim do século XIX e início do século XX, com mitos e lendas sobre a cidade perdida no fundo do rio. Uma novela curta com apenas 100 páginas. Quanto aos relatos no encontro, para alguns, a história transmitiu melancolia e está ligada às lendas e ao ritmo de Manaus do passado. Para outros, houve a percepção de um ritmo lento, assim como o personagem principal, Arminto Cordovil, de caráter triste e cinza. Para outros, ainda, o livro foi sentido como poético e verdadeiro.

O final aberto do livro gerou um interessante debate sobre a relação cheia de mistérios de Arminto e Dinaura.

[...] porque há um momento em que as histórias fazem parte da nossa vida.

Segue o link com uma entrevista muito boa de Milton Hatoum a respeito deste livro:



Finalmente, transcrevemos aqui o texto lido no encontro e retirado do livro de Daniel Pennac, Como um Romance:

DIREITOS DO LEITOR:
1.
O direito de não ler.
2. O direito de pular páginas.
3. O direito de não terminar um livro.
4. O direito de reler.
5. O direito de ler qualquer coisa.
6. O direito ao bovarismo.
7. O direito de ler em qualquer lugar.
8. O direito de ler uma frase aqui e outra ali.
9. O direito de ler em voz alta.
10. O
direito de calar.


Esperamos por todos vocês no dia 28 de abril.


Desta vez, com uma celebração especial

em comemoração ao aniversário de

6 meses do Nosso Clube de Leitura.



Gabriela e Andréa






domingo, 1 de março de 2009

Março: 2 livros

Para o encontro de março (dia 17, terça-feira),
serão 2 as obras:
Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum e
A Revolução dos Velhinhos na Ilha do Saber, de Dorival Leal.





Desde o início do Nosso Clube de Leitura, Dorival é nosso companheiro de leituras e conversas. Agora assumirá outro papel, o de alvo de nossas críticas e elogios! Segundo ele, "Ilha do Saber não é um livro erudito, mas suscita a erudição, na medida em que incita o leitor a ir além do seu contéúdo, como constatou o Dr. Gheorghiu, no prefácio, para esta edição. Retrata as condições do idoso desamparado pelas próprias famílias ao mesmo tempo em que tenta despertar no jovem o que poderá encontrar pela frente. Uma história de ficção, baseada em fatos reais da nossa atualidade."






Milton Hatoum nasceu em Manaus, em 1952, filho de imigrantes libaneses. Publicou seu primeiro romance, Relato de um certo Oriente, aos 37 anos. Com ele, vamos conhecer de perto histórias do Amazonas.




BOAS LEITURAS!