sábado, 30 de julho de 2011

Julho de 2011 - MARIO BENEDETTI

A TRÉGUA



A Trégua é, sem dúvida, um dos romances mais lindos que já lemos no Clube de Leitura.
O livro inteiro, escrito em forma de diário íntimo, é de uma beleza,
de uma ternura e percepção ímpares.
O leitor sente tanto carinho pela personagem principal que se torna quase impossível não chorar com o desenlace.
Martín Santomé, um empregado público viúvo que está prestes a se aposentar, apaixona-se perdidamente por uma mulher que teria idade para ser sua filha.
O romance se passa em Montevideo, Uruguai, no ano de 1957.
O livro é uma profunda reflexão sobre o trabalho, a velhice, o amor, a sociedade e a felicidade.
 
La Tregua es, sin dudas, una de las novelas más lindas que hemos leído en el Club de Lectura.
Mario Benedetti nos regala una historia escrita en forma de diario íntimo, de una belleza,  ternura y percepción de la vida sin igual.
El lector se encariña tanto con el personaje principal que resulta casi imposible no llorar con el desenlace.
Martín Santomé, un empleado administrativo viudo y a punto de jubilarse, se enamora perdidamente de una mujer que podría ser su hija. La novela transcurre en Montevideo, Uruguay, por el año 1957.
El libro es una profunda reflexión sobre el trabajo, la vejez, el amor, la sociedad y la felicidad.

 Adoramos o capítulo do judeu que ia sempre pedir trabalho (Segunda-feira, 1° de abril) e o dos sonhos com Policarpos (Sábado, 2 de março). Conversamos sobre a teoria da felicidade da mãe de Avellaneda e também sobre a homossexualidade de Jaime.
Algumas perguntas que nos fizemos:
Por que Santomé nunca chamou Avellaneda pelo primeiro nome?
É possível dizer que alguma vida seja medíocre?

Nos encantó el capítulo del judío que va siempre a pedir trabajo (Lunes, 1° de abril) y el de los sueños con Policarpos (Sábado 2 de marzo). Conversamos sobre la teoría de la felicidad de la madre de Avellaneda y también sobre cómo se plantea la homosexualidad.
Nos preguntamos:
¿Por qué Santomé nunca llamó a Avellaneda por el primer nombre?
¿Se puede decir que alguna vida sea mediocre?

Santomé, ao dialogar com Avellaneda e com Aníbal, passa a tomar consciência do próprio pensamento; sua compreensão sobre o assunto toma corpo.
“Por isso, não estou assombrado com o fato de que, à medida que Avellaneda foi se inteirando de como fora Isabel, eu também fosse me inteirando de como eu havia sido.” (Domingo, 18 de agosto)
Afinal, não é exatamente isso o que ocorre após nossas leituras e durante nossas rodas de conversa?
Os diálogos nos levam a uma melhor compreensão da literatura e até do mundo em que vivemos!

Cuando Santomé conversa con Avellaneda o con Aníbal toma consciencia de su propio pensamiento; su comprensión sobre diferentes asuntos aumenta.
“Por eso, no estoy asombrado de que, a medida que Avellaneda se fue enterando de cómo había sido Isabel, yo también me haya ido enterando de cómo había sido yo.” (Domingo, 18 de agosto)
 ¿Al final, no es exactamente eso lo que ocurre después de nuestras lecturas y
durante nuestras charlas?
Conversando comprendemos mejor la literatura
y el mundo en que vivimos.

Foto das últimas que fecharam o encontro!
Com tanta conversa… esquecemos de tirar a foto de todo o grupo.


FRASES:

"Os Policarpos, os indeformáveis, eternos, inócuos Policarpos de minha infância, se balançaram e, de pronto, fizeram algo totalmente imprevisto. Pela primeira vez, descreveram uma volta, por um momento apenas, e todos eles tinham o rosto da minha avó." (Sábado, 2 de março)

"Los Policarpos, los indeformables, eternos, inócuos, Policarpos de mi infancia, se balancearon y, de pronto, hicieron algo totalmente imprevisto. Por primera vez se dieron vuelta, sólo por un momento, y todos ellos tenían el rostro de mi abuela." (Sábado, 2 de marzo)


"Eu gosto de você nisso que se chama a realidade, mas os problemas aparecem quando penso nisso que se chama de aparências. [...] Minha intenção, exceto a facilmente explicável de me sentir feliz ou o mais próximo disso, é fazer com que você também o seja." (Domingo, 19 de maio)

"Yo la quiero a usted en eso que se llama la realidad, pero los problemas aparecen cuando pienso en eso que se llama las apariencias. [...] Mi pretensión aparte de la muy explicable de sentirme feliz o lo más aproximado a eso, es tratar de que usted también lo sea." (Domingo, 19 de mayo)


"E nos lemos e, a partir dessa leitura, acreditamos, votamos, discutimos, perdemos a memória, esquecemo-nos, generosa e cretinamente, de que o que dizem hoje é o contrário do que disseram ontem, que hoje defendem com ardor aquele a quem ontem maldisseram e, o pior de tudo, que hoje esse mesmo sujeito aceita, orgulhoso e ufano, essa defesa." (Sexta-feira, 26 de julho)

"Y nosotros leemos y a partir de esa lectura, creemos, votamos, discutimos, perdemos la memoria, nos olvidamos generosa, cretinamente, de que hoy dicen lo contrario de ayer, que hoy defienden ardorosamente a aquél de quien ayer dijeron pestes, y, lo peor de todo, que hoy ese mismo Aquél acepta, orgulloso y ufano, esa defensa. [...] Para mirar los diarios, hay que bajar los ojos." (Viernes, 26 de julio)


"Disse: "Eu amo você".
[...] Então sentí uma tremenda opressão no peito, uma opressão que não parecia afetar nenhum órgão físico, mas que era quase asfixiante, insuportável. Bem ali, no peito, próximo à garganta, ali deve estar a alma, como um novelo de lã. [...] Essa opressão no peito significa viver. " (Segunda-feira, 12 de agosto)

"Dijo: “Te quiero”.
[...] Entonces sentí una tremenda opresión en el pecho, una opresión en la que no parecía estar afectado ningún órgano físico, pero que era casi asfixiante, insoportable. Ahí, en el pecho, cerca de la garganta, ahí debe estar el alma, hecha un ovillo. [...] Esa opresión en el pecho significa vivir.” (Lunes, 12 de agosto)


"O mais trágico não é ser medíocre, mas inconsciente dessa mediocridade, o mais trágico é ser mediocre e saber-se assim e não se conformar com esse destino que, por outro lado (isso é o pior), é de estrita justiça.” (Sábado, 14 de setembro)

Lo más trágico no es ser mediocre pero inconsciente de esa mediocridad; lo más trágico es saber que se es así y no conformarse con ese destino que, por otra parte (eso es lo peor), es de estricta justicia.” (Sábado, 14 de septiembre)


do escritor uruguaio:
Mario Benedetti


Porque cantamos
Mario Benedetti (1920-2009)

Se cada hora vem com sua morte
se o tempo é um covil de ladrões
os ares já não são tão bons ares
e a vida é nada mais que um alvo móvel

você perguntará por que cantamos

se nossos bravos ficam sem abraço
a pátria está morrendo de tristeza
e o coração do homem se fez cacos
antes mesmo de explodir a vergonha

você perguntará por que cantamos

se estamos longe como um horizonte
se lá ficaram as árvores e céu
se cada noite é sempre alguma ausência
e cada despertar um desencontro

você perguntará por que cantamos

cantamos porque o rio esta soando
e quando soa o rio / soa o rio
cantamos porque o cruel não tem nome
embora tenha nome seu destino

cantamos pela infância e porque tudo
e porque algum futuro e porque o povo
cantamos porque os sobreviventes
e nossos mortos querem que cantemos


cantamos porque o grito só não basta
e já não basta o pranto nem a raiva
cantamos porque cremos nessa gente
e porque venceremos a derrota

cantamos porque o sol nos reconhece
e porque o campo cheira a primavera
e porque nesse talo e lá no fruto
cada pergunta tem a sua resposta


cantamos porque chove sobre o sulco
e somos militantes desta vida
e porque não podemos nem queremos
deixar que a canção se torne cinzas.




Por qué cantamos
Mario Benedetti (1920-2009)

Si cada hora viene con su muerte
si el tiempo es una cueva de ladrones
los aires ya no son los buenos aires
la vida es nada más que un blanco móvil

usted preguntará por qué cantamos

si nuestros bravos quedan sin abrazo
la patria se nos muere de tristeza
y el corazón del hombre se hace añicos
antes aún que explote la vergüenza

usted preguntará por qué cantamos

si estamos lejos como un horizonte
si allá quedaron árboles y cielo
si cada noche es siempre alguna ausencia
y cada despertar un desencuentro

usted preguntará por qué cantamos

cantamos porque el río está sonando
y cuando suena el río / suena el río
cantamos porque el cruel no tiene nombre
y en cambio tiene nombre su destino


cantamos por el niño y porque todo
y porque algún futuro y porque el pueblo
cantamos porque los sobrevivientes
y nuestros muertos quieren que cantemos

cantamos porque el grito no es bastante
y no es bastante el llanto ni la bronca
cantamos porque creemos en la gente
y porque venceremos la derrota

cantamos porque el sol nos reconoce
y porque el campo huele a primavera
y porque en este tallo en aquel fruto
cada pregunta tiene su respuesta

cantamos porque llueve sobre el surco
y somos militantes de la vida
y porque no podemos ni queremos
dejar que la canción se haga ceniza.

___________________________________________________________

O Nosso Clube de Leitura saiu no caderno Divirta-se do Estadão! Que orgulho!






Obrigada a todos os que fazem parte!!


Nuestro Club de lectura salió en el suplemento Diviértase del diario O Estado de São Paulo!!!

Gracias a todos por acompañarnos en esta linda maratón de lectura!

5 comentários:

  1. Passeando por aí encontrei vocês, parabéns pela iniciativa! Vou ficar passando por aqui talvez eu entre no clube em algum livro.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Ola Jussara!
    Tudo bem?
    Comece a ler com a gente! O intercambio é muito legal!
    Um abraço e obrigada pela visita,
    Gabriela :)

    ResponderExcluir
  3. Yo conocia la poesía de Benedetti, pero nunca había leído nada de él. Quedé maravillada con su libro que expone la gran sensibilidad de su autor.
    Los temas por los cuales se pasea, apuntan aflicciones tan humanas, que nos va envolviendo y emocionando con la trayectoria de su personaje. Una lectura imperdible

    ResponderExcluir
  4. Qué libro más lindo, no?
    Tengo un amigo escritor que dice que le hubiera gustado escribir esta novela!
    A mí también, por supuesto!
    Pero creo que más me hubiese gustado conversar con Benedetti, porque alguien que escribe sobre el amor y la vida de esta forma, sin duda debe haber sido un GRAN ser humano.
    Te esperamos en la reunión de Inés Pedrosa!
    Gracias por tu comentario!
    Gaby =)

    ResponderExcluir
  5. Benedetti me cativou . Não pude ir ao encontro onde o tema foi seu livro A TRÉGUA, mas fiz a lição de casa e fiquei bem impressionada com sua capacidade fluida de narrar fatos tão cotidianos e de expor sentimentos tão humanamente "nossos". Sua escrita parece se derramar sem esforço , numa vitrine de palavras bailarinas, onde o talento deste uruguaio parece acender nossos sentidos e nos atirar numa inevitável dança reflexiva .bjo

    ResponderExcluir

Escriba su comentario, haga Click en NOME/URL (Nombre), detalle su nombre y gaha Click en PUBLICAR COMENTARIO.
Para deixar um comentário, após escrevê-lo, escolha a identidade NOME/URL, escreva seu nome e clique em PUBLICAR COMENTÁRIO.