sábado, 3 de outubro de 2009

Outubro de 2009 - Gustave Flaubert


NOSSO CLUBE DE LEITURA

comemorou 1 ano!

12 livros lidos

58 pessoas participando dos encontros

270 visitas/mês ao blog

de 37 países diferentes




Parabéns a todos que participam,

de perto ou de longe!


De Antonio Candido (em Vários escritos):

"[...] a literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado. O sonho assegura durante o sono a presença indispensável deste universo, independentemente da nossa vontade. E durante a vigília a criação ficcional ou poética, que é a mola da literatura em todos os seus níveis e modalidades, está presente em cada um de nós, analfabeto ou erudito -, como anedota, causo, história em quadrinho, noticiário policial, canção popular, moda de viola, samba carnavalesco. Ela se manifesta desde o devaneio amoroso ou econômico no ônibus até a atenção fixada na novela de televisão ou na leitura seguida de um romance.

Ora, se ninguém pode passar vinte e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura [...] parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito.

[...] podemos dizer que a literatura é o sonho acordado das civilizações. Portanto, assim como não é possível haver equilíbrio psíquico sem o sonho durante o sono, talvez não haja equilíbrio social sem a literatura."


Começamos o encontro lendo lindos poemas do poeta brasileiro:
Mario Quintana
(1906 - 1994)

OS DEGRAUS
Não desças os degraus do sonho
Para não despertar os monstros.
Não subas aos sótãos - onde
Os deuses, por trás das suas máscaras,
ocultam o próprio enigma.
Não desças, não subas, fica.
O mistério está é na tua vida!
E é um sonho louco este nosso mundo...
(Baú de Espantos)

OS POEMAS
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
(Esconderijos do Tempo)






MADAME BOVARY

nos acompanhou no mês de outubro

A conversa começou com Lyris contando que havia lido Madame Bovary em duas oportunidades: aos 20 anos e de novo agora, aos 75 anos. O livro era o mesmo, mas era outra a pessoa que o lia.
Cada livro chega às nossas vidas num momento determinado e a interpretação e a sensação que nos produz está diretamente ligada ao momento dessa leitura.

Bovarismo, segundo o dicionário Aurélio:

1. Psiq. Insatisfação neurótica que se observa em mulheres, sobretudo jovens, decorrente da mistura de vaidade, imaginação e ambição, e que resulta em aspirações acima do permitido pelas condições sociais que ocupam.

2. Tendência de certos espíritos romanescos para emprestarem a si mesmos uma personalidade e/ou condição fictícia e desempenharem um papel que não combina com a realidade.

3. P.ext.Ilusões que alimentam a respeito de si mesmos os homens e os povos.

Algumas frases:

“Tudo o que a cercava imediatamente, o campo tedioso, os pequenos burgueses imbecis, a mediocridade da existência, parecia-lhe uma exceção no mundo, um acaso particular ao qual estava presa, ao passo que, para além disso tudo, estendia-se a perder de vista o imenso país das felicidades e das paixões.” Capítulo 9 – Primeira Parte.

“O amor conforme acreditava, devia chegar de repente, com grandes tumultos e fulgurações – furacão dos céus que desaba sobre a vida, transtorna-a, arranca as vontades como folhas e arrasta o coração inteiro para o abismo.” Capitulo 4 – Segunda Parte.

“León estava cansado de amar sem retorno, depois começou a sentir aquela opressão causada pela repetição da mesma vida, quando nenhum interesse a dirige e nenhuma esperança a sustenta.” Capítulo 6 - Segunda Parte

"Não se deve tocar nos ídolos: o dourado acaba por ficar agarrado em nossas mãos.” Capítulo 6 – Terceira parte.

Emma não se conforma com a realidade que vive e idealiza uma vida que não consegue ter. A sociedade, a cidade, o casamento, tudo a irrita.

Quem hoje em dia não conhece alguma Emma?

Os sonhos, sonhos são e é preciso de coragem e sabedoria para desfrutar e viver a vida.
Madame Bovary é um romance delicioso que descreve com perfeição a natureza e a insatisfação humana. Após 160 anos continua mostrando uma realidade que permanece atual.
___________________________________________________________
Comentários en español:

La publicación de Madame Bovary, en 1856, provocó un escándalo en la burguesía francesa. Su autor, Gustave Flaubert, fue procesado judicialmente y, como consecuencia, su novela se convirtió en un éxito editorial.

Nos sorprendió Emma en su búsqueda constante de un amor, un status y una felicidad idealizada. Nos irritó el personaje de Charles tan ciego por amor.
Narrada con ironía y frescura, el autor nos muestra la sociedad francesa del siglo XIX, y describe, con sumo realismo, la constante insatisfacción de su protagonista. Madame Bovary es una novela que nos hace reflexionar sobre la vida y nuestras ambiciones. Su temática se mantiene presente en la actualidad. ¿Quién no conoce algunas Emmas? ¿O quién no tiene algo de ella?

Se entiende por bovarismo el estado de insatisfacción crónica de una persona, producido por el contraste entre sus ilusiones o aspiraciones y la realidad.

Madame Bovary es considerada la puerta de la literatura moderna.

“Creía que el amor tenía que llegar de súbito, entre grandes destellos y fulgores, como huracán de los cielos que se desencadena sobre la vida, la transtorna, arranca las voluntades como si fueran hojas y arrastra hacia al abismo el corazón entero.” Capítulo 4, Segunda parte.
__________________________________________________________

 
Gustave FLAUBERT




Gustave Flaubert, escritor francês (1821-1880), necessitou de 56 meses para escrever Madame Bovary, que foi publicado em 1956. O romance provocou um escândalo na burguesia francesa, escrava de mil preconceitos, e o autor foi acusado em um processo judicial. Madame Bovary é considerada a porta da modernidade literária.

"O próprio escritor dava-se conta das suas contradições. Das quais resultou uma obra de observação social irônica, de imaginação decorativa e estilo equilibradíssimo: Há em mim, literalmente falando, dois homens diferentes: um que é apaixonado pela retórica, pelo lirismo, pelos altos vôos de águia, por todas as sonoridades da frase, por idéias altas; um outro, que vasculha e escava o real tanto quanto pode, que adora mostrar o detalhe de modo tão poderoso quanto o grande fato, e que gostaria de fazer com que sentissem quase que materialmente as coisas que ele produz.

_____________________________________

Para novembro, o livro votado foi:

Travessuras da menina má

de Mario Vargas Llosa

______________________________________



Um abraço e parabéns!!!



Andréa e Gabriela



25 comentários:

  1. Uma frase logo do início do livro, que gostei:

    "[...] mas a ousadia de seu desejo protestou contra a submissão de sua conduta, e, por uma espécie de hipocrisia ingênua, estimou que essa proibição de vê-la fosse como que o direito de amá-la." (Primeira parte, capítulo II)

    ResponderExcluir
  2. Mais frases interessantes do livro:

    "Charles via no casamento o advento de uma melhor condição, imaginando que seria livre e poderia dispor de si e de seu dinheiro." (Primeira parte, cap. I)

    "Há coisa melhor do que ficar à noite ao pé do fogo com um livro, enquanto o vento bate na janela, à luz de um candeeiro?" (Primeira parte, cap. II)

    "Já lhe aconteceu alguma vez - prosseguiu Léon - de encontrar em um livro uma ideia vaga que já tivera, alguma imagem obscurecida que retorna de longe, como se fosse a exposição perfeita de seu sentimento mais sutil?" (Primeira parte, cap. II)

    A ópera: "Enchia o coração com aquelas lamentações melodiosas que se arrastavam, acompanhadas pelos contrabaixos, como gritos de náufragos no tumulto de uma tempestade. Reconhecia todos os arrebatamentos e as angústias dos quais quase morrera. A voz da cantora não parecia ser outra coisa senão a ressonância de sua consciência, e aquela ilusão a encantava, era algo de sua própria vida." (Segunda parte, cap. XV)

    "A loucura tomava conta dela; teve medo e conseguiu retomar o controle, de uma maneira confusa, é verdade, pois ela não se lembrava da causa de seu estado horrível, ou seja, da questão do dinheiro. Ela sofria unicamente com seu amor e sentia sua alma abandoná-la por aquela lembrança, como os feridos, agonizando, sentem a existência que se esvai pela ferida que sangra." (Terceira parte, cap. VIII)


    Alguma mais?

    ResponderExcluir
  3. Quanto a Emma, não se perguntava se o amava. O amor, no seu entender, devia surgir de repente, com ruídos e fulgurações, tempestades dos céus que cai sobre a vida e a revolve, arranca as vontades como folhas e arrebata para o abismo o coração inteiro...

    ResponderExcluir
  4. A bela e ao mesmo tempo intrépida definição acima está no capitulo 4.

    ResponderExcluir
  5. OLA!!! Estou de ferias, lendo MADAME BOVARY em espanhol!
    Algumas frases que adorei:
    "El porvenir era un pasillo completamente negro en cuyo fondo se alzaba una puerta hermeticamente cerrada." (Capîtulo 9)

    "Asombrados por el prodigio de aquella nueva dulzura, ni se les ocurria explicarse la sensaciôn ni descubrir su causa.
    Las dichas futuras como las riberas de los trôpicos, proyectan sobre la inmensidad que las circunda sus genuinas suavidades, sus perfumadas brisas, y el alma se adormece bajo los afectos de aquella embriaguez sin tan siquiera preocuparse del horizonte que no se alcanza a vislumbrar." (Segunda parte: Capîtulo 3)

    Vemo nos na quarta feria para celebrar nosso aniversario!!!!
    Bjs, Gabriela

    ResponderExcluir
  6. feliz aniversario!!!!madame bovary lo lei cuando estaba en la escuela y me pareciò un poco pesado!! pero me gustò mucho el nombre emma y asi se llama mi hija:)
    un beso a todos betty de suiza

    ResponderExcluir
  7. Ola, Dorival!
    Esperamos por voce na quarta!
    O brigada pela la bela frase.
    Um abraco, Gabriela

    ResponderExcluir
  8. Feliz Cumpleaños y Felicitaciones por lo que estan haciendo, como muy humilde regalo te dejo una frase de Jorge Luis Borges:

    "Uno llega a ser grande por lo que lee y no por lo que escribe."

    Te mando un abrazo,
    JL.

    ResponderExcluir
  9. Es un placer acompañarlos. Siempre son bienvenidas las recomendaciones de buena lectura.
    “Travesuras” es un muy buen libro! Disfrútenlo.

    Estoy terminando Tigre Blanco. Cuál fue el feedback del club respecto de ese libro?

    Besos y felicitaciones. No es fácil mantener un proyecto vivo durante todo un año.
    Montse

    ResponderExcluir
  10. Feliz Cumple x adelantado , vamos con el CLUB !!!! iuhuuuuuu!!!
    Virginia.

    ResponderExcluir
  11. Gaby: Les deseo un recontra feliz cumple y le envío a todos los integrantes de este espacio tan especial, el deseo de que sigan adelante y de que EL AÑO QUE VIENE PODAMOS COMPARTIRLO EN ESPAÑOL!!!!! para los que somos de madera con el portugués sería buenísmo!!! un beso gigante felicitaciones mil!!!!
    besos, Lu Colombo

    ResponderExcluir
  12. Gaby y Andrea felicitaciones por el cumple!!!!! que maravilla que haya pasado un anio, este Club fue un exito total, las felicito por su dedicacion y energia en este proyecto y nos vemos esta noche para celebrar, Un abrazo, Patricia

    ResponderExcluir
  13. Gaby querida,

    Parabéns para você e para a Andreia, que delícia, parece aniversário de primeiro ano de filho! Um beijo enorme,

    Beth

    ResponderExcluir
  14. Felicitaciones Travesura.... es un muy lindo libro.
    Besitos y hasta pronto.
    María del Carmen

    ResponderExcluir
  15. Mis felicitaciones!!!

    Gracias por compartir este logro! Espero poder engancharme a leer alguno y voto por el blog en español eh?

    besos
    Paola

    ResponderExcluir
  16. Muchas Gracias por los mensajes y por acompañarnos durante todo el año en este lindo proyecto! Sin ustedes, el club de lectura no existiría! La reunión fue un éxito, la pasamos lindo y los comentarios sobre el libro fueron muy interesantes! Mañana comenzamos a actualizar el blog.
    Gracias por todo el cariño! y prometo agregar un texto en castellano en todas las postagens para que puedan seguir los comentarios de los libros en nuestro idioma!
    Un abrazo y que continúe la maratón de lecturas!
    Gabriela =)

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Parabéns pelo grupo, realmente é muito bom, estive visitando o blog e achei super interessante e está sendo tb um mediador no incentivo à leitura.
    Ah! e sobre o Júlio C., visitei aqueles links, estão me ajudando muito, a pesquisa é longa, mas está dando pra conseguir um pouquinho de Júlio aqui, outro ali...
    Muito obrigado pela ajuda e eu queria fazer parte do grupo.
    Vi que vcs falaram da madame Bovary, chegou nas bancas uma coleção de bonequinha da Madame Bovary, pra quem tiver interessado, são uma gracinha.
    Beijos e Abraços!!!!!!!
    Maiara Magri
    Vitória- ES

    ResponderExcluir
  18. Olá, Maiara.

    Benvinda ao Nosso Clube de Leitura! Ainda que por enquanto com participações virtuais, fica já o convite estendido para que venha a um dos encontros, quando estiver em São Paulo.

    Adicionei seu email como participante do grupo, assim passará a receber todas as mensagens.

    Boa sorte com a pesquisa do Cortázar. Gabriela é argentina, poderá te ajudar mais, caso necessite.
    Quanto às bonecas de Madame Bovary, não vi ainda. Vou procurar!

    Abraços,
    Andréa

    ResponderExcluir
  19. Gaby...un sueño cumplido! felicitaciones y prometo participar en las pròximas lecturas y porquè no en elgún encuentro :) ali

    ResponderExcluir
  20. Muchas felicidades.

    Abrazos desde España.
    Ginés

    ResponderExcluir
  21. Ali: Sería genial que participaras de algún encuentro!
    Mientras planeamos ese viaje, esperamos los comentarios sobre los libros que puedas leer!
    Un abrazo y gracias por toda tu ayuda! A ver cuándo se publica tu novela y la leemos en portugués!!! Un beso, Gaby

    ResponderExcluir
  22. Hola Ginés! Gracias por estar siempre cerca apesar de las distancias! Sería genial poder leer tus cuentos en portugués! Quien sabe un día me animo y traducimos un par! Un abrazo, Gabriela

    ResponderExcluir
  23. Gaby:

    Lo prometido es deuda y aqui estoy....
    Leí anticipadamente las "Travesuras de la niña mala" de mi compatriota MVLL y mantengo lo dicho: esa niña es mala mesmo !!!(como lo diríamos en el portuñol de Alphaville) pero como pecas , pagas ....las vueltas de la vida le cobran a la niña hasta la última de sus maldades. Ahora con respecto al niño bueno, Ricardito podria decir que si no fuera porque esta taaan enamorado, podria ser tambien un niño tonto, pero para él el amor no sólo es ciego, como dicen por ahi, sino sordo, mudo y cojo!!! soportar tanto!!! en fin su amor prevalece y termina como comenzó.... junto a su adorada niña mala. Un poco chocante en algunos tramos, pero finalmente, en mi humilde opinión, entretenida y ágil de leer.

    Recuerda los libros que conversamos:

    Los niños del Brasil de Ira Levin
    El Caballo de Troya de J. J. Benitez
    y por favor no dejemos de leer:
    "Nosotras que nos queremos tanto" de la chilena Marcela Serrano, prometo que van a adorar!!!

    Saludos a Andrea, felicidades por el Aniversario y nos vemos pronto!!

    Un beso,

    Angela

    ResponderExcluir
  24. Después de leer los comentarios pienso...¿cómo es q todavía o leí Madame Bovary? Al de noviembre no llego a participar pero me confirman el libro de diciembre? me encantaría ir, es increíble como contagian las ganas a través del blog ! Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  25. Hola! Gracias por tu comentario!
    El libro votado para diciembre es EL ULTIMO ENCUENTRO de Sándor Márai, en portugués se llama AS BRASAS. No sé en qué idioma querrás leerlo, pero hay varias librerías como La Cultura que vende libros en español.
    Por favor, aclaranos tu nombre así sabemos quién sos! Te esperamos en el encuentro de diciembre. Tenemos muy buenas referencia de esta novela!
    Un abrazo, Gabriela

    ResponderExcluir

Escriba su comentario, haga Click en NOME/URL (Nombre), detalle su nombre y gaha Click en PUBLICAR COMENTARIO.
Para deixar um comentário, após escrevê-lo, escolha a identidade NOME/URL, escreva seu nome e clique em PUBLICAR COMENTÁRIO.