sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Encontro Machado de Assis

"Dia 18 último realizou-se o 1º Encontro do Nosso Clube de Leitura. Uma feliz idéia das amigas Gabriela e Andréa. Até o lugar escolhido para o encontro foi muito simpático: O Bistrô Mecenas no Centro Comercial de Alphaville.
À medida em que os convidados chegavam (16 mulheres e apenas um homem deslumbrado e meio sem jeito) dava para sentir o clima amistoso e descontraído. Esta era a idéia. Uma reunião quase que informal, para discutir um tema apaixonante: Literatura. E o primeiro livro, Memórias Póstumas de Brás Cubas. Num primeiro momento parecia muito difícil entender aquela linguagem com tantos simbolismos usados por Machado de Assis, mas a idéia de espalhar folhas com frases-chave pelo chão permitiu o ponto de partida. Todos queriam dar a sua opinião. E aí o segredo, não se tratava de uma simples interpretação de texto, mas uma parada para reflexão sobre uma obra de conteúdo centrada num personagem defunto, que reconta a própria vida. Um relato franco e ao mesmo tempo irônico.
No final do encontro, que durou cerca de 2 horas, a certeza de que todos saíram satisfeitos com os resultados e já esperando pelo próximo, dia 9 de dezembro."

Dorival Leal.

Sintese do 1°encontro.




“Memórias Póstumas de Brás Cubas” é uma novela escrita no século retrasado que continua totalmente atual. Adoramos as frases, as descrições e a ironia com que Machado de Assis escreve sobre a vida e as relações humanas. Um narrador descontraído que fala diretamente ao leitor.

No delírio…
Fomos da imagem de um hipopótamo à origem dos séculos e os contemplamos desfilar num turbilhão de pensamentos.

[...] Via tudo o que passava diante de mim, — flagelos e delícias, — desde essa coisa que se chama glória até essa outra que se chama miséria, e via o amor multiplicando a miséria e via a miséria agravando a debilidade. Aí vinham a cobiça que devora, a cólera que inflama, a inveja que baba, e a enxada e a pena, úmidas de suor, e a ambição, a fome, a vaidade, a melancolia, a riqueza, o amor, e todos agitavam o homem, como um chocalho, até destruí-lo, como um farrapo.

O capítulo foi comparado com obras de Salvador Dalí:


“Apoteose do dólar”


“Persistência da memória”



A reunião se fechou ao lermos o parágrafo final do livro:

[...] Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: — Não teve filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.

“Ser feliz...” foi definido como: “... sentirse bien y darse cuenta...”

Em 18 de novembro nasceu oficialmente nosso clube.
Obrigada a todos por um encontro maravilhoso!!















6 comentários:

  1. Felicidades desde España por la iniciativa tan buena que habéis tenido.

    Un abrazo a los amantes de la literatura.

    Ginés Cutillas

    ResponderExcluir
  2. Hola Ginés:
    Gracias por la visita!
    Esperamos leer pronto alguno de tus libros.
    Un fuerte abrazo!
    =)

    ResponderExcluir
  3. Sintese digna de um escritor. Tenho a impressão de já ter visto o Sr. Dorival Leal em algum livro...Bela iniciativa do grupo, na Europa e nos EUA os grupos de leitura são muito comuns e apreciados, excelente idéia para engrandecer a atividade cultural no nosso querido país.

    ResponderExcluir
  4. Acertou, Leo.

    Dorival Leal é o escritor de "A Revolução dos velhinhos na ilha do saber".

    Aliás, sinta-se convidado a participar do clube.

    Abs,
    Andréa

    ResponderExcluir
  5. Eu havia lido o livro ainda adolecente e não consegui le-lo novamente para o encontro, mesmo assim fui e fiquei encantada como foi enriquecedor o encontro.
    Parabens a Andréa e Gabriela pela iniciativa.
    Beijos
    Nilsa

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus! De quem foi a idéia de indicar "O menino do pijama listrado"? As últimas duas horas finais foram simplesmente eletrizantes... Parabéns.
    Dorival Leal

    ResponderExcluir

Escriba su comentario, haga Click en NOME/URL (Nombre), detalle su nombre y gaha Click en PUBLICAR COMENTARIO.
Para deixar um comentário, após escrevê-lo, escolha a identidade NOME/URL, escreva seu nome e clique em PUBLICAR COMENTÁRIO.